Atividades físicas e esportes exigem alimentação adequada
09, novembro, 2021Quem pratica atividades físicas ou esportes com certa rotina, precisa se preocupar com a alimentação antes e depois do treino.
Quem pratica atividades físicas ou esportes com certa rotina, precisa se preocupar com a alimentação antes e depois do treino. Afinal, é preciso preparar o corpo e repor adequadamente o consumo de nutrientes para garantir o melhor aproveitamento da atividade.
Para os especialistas, essa não é uma resposta fácil, pois depende de muitos fatores, desde o tipo de atividade praticada até o organismo de cada pessoa. Então se a prática for intensa é bom consultar um nutrólogo ou nutiriconista para definir uma dieta personalizada.
Mas é consenso que pré-treino exige carboidratos para evitar a fadiga precoce e o pós-treino exige proteínas e carboidratos para restabelecer as reservas de energia e fornecer nutrientes para recuperação da musculatura.
De toda forma, é importante comer comida, antes e depois do treino. Um suco, batata doce cozida ou uma fatia de pão integral com um queijo magro espalhável como cottage ou quark, aportam carboidrato para o pré-treino. De preferência pelo menos 20 minutos antes do treino.
Para formar a proteína muscular, é necessário o estímulo do músculo, que ocorre durante atividades físicas mais o consumo de alimentos proteicos, como as carnes, ovos, leite e queijos.
Um sanduíche com queijo prato, gouda, mussarela, uma tapioca recheada com mussarela ou uma massa com queijo brie, gruyère ou emmental, são formas simples e práticas para repor as necessidades proteícas e de carboidratos que contribuirão para sua saúde e o bom aproveitamento de sua atividade física.
Fonte: nutricionista Andressa Campos Ferreira, sediada em Aracaju, especialista em doenças crônicas não transmissíveis e mestra pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo, publicado no portal UOL